Estou péssima! E agora?
20 de junho de 2017
prolongar o bronzeado
COMO PROLONGAR O BRONZEADO APÓS O VERÃO
15 de novembro de 2017
adaptógenos adaptógeno

adaptógeno adaptógenos

Já ouviu falar em adaptógenos?

O termo adaptógeno foi criado para classificar substâncias capazes de induzir um aumento não específico da resistência do organismo frente a fatores estressantes de diferentes naturezas.

Um adaptógeno poderia aumentar as condições de saúde, melhorando a qualidade de vida, as funções cognitivas e o desempenho físico e sexual.

Os estudos não são conclusivos quanto aos resultados do uso de adaptógenos por pessoas saudáveis e os seus mecanismos de ação não estão claros.

Ao que parece, os seus efeitos ocorrem por meio de um conjunto de fatores, incluindo a modulação do sistema imunológico, o aumento da síntese proteica e ação antioxidante, entre outros.

Fato é que as evidências clínicas, cada vez mais favoráveis, têm tornando tais substâncias cada vez mais indicadas.

Embora o termo adaptógeno seja ainda pouco conhecido, a população mundo afora faz uso de diversas expressões que lembram as características dessas substâncias, a saber: tônico, antiestresse, afrodisíaco, bom para a memória, entre outros.

Um estudo cuidadoso de medicina popular encontrará, certamente, um grande número de plantas com as indicações acima.

Conheça algumas plantas adaptógenas

Folha da coca (Erythroxylum coca): Antes da sua utilização como droga, a folha de coca (da qual se produz cocaína) era um adaptógeno usado para situações de extremo stress físico – mastigar e manter uma folha na boca era a solução utilizada pelos índios que habitavam a elevada altitude dos Andes. Sendo mastigada esta folha não causa os mesmos efeitos que a cocaína. O seu chá (infusão) ainda é usada no Peru.

Rhodiola Rósea: estimula o sistema imunológico e é antidepressivo.

Ashwagandha: aumenta a energia mas também melhora o sono.

Panax ginseng/ Ginseng Coreano/ Ginseng siberiano: melhora a circulação sanguínea, memória e tem efeito calmante.

Por fim, igualmente alguns ALIMENTOS com função adaptógena…

Abacate, amendoim, amêndoas, aspargos, cogumelos (todos), morangos e ostras merecem destaque; e os temperos naturais: alecrim, canela, gengibre, manjericão, noz-moscada, pimenta-vermelha.

Sabina Donadelli
Sabina Donadelli
Nutricionista com formação em Dietoterapia da Medicina Tradicional Chinesa, especializada em pacientes oncológicos e coordenadora de grupos de saúde e qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *