Cinco mitos sobre o café

Embora não seja unanimidade entre médicos e cientistas, a maioria das pesquisas confirma os benefícios da bebida. Confira agora algumas inverdades sobre essa delícia e beba sua xícara sem culpa

Beber café envelhece

Nada disso. A bebida contém substâncias chamadas polifenois, que são antioxidantes, ou seja, ajudam a retardar o envelhecimento das células. Pelo contrário. Aliás, segundo pesquisas do Instituto Nacional do Câncer, nos Estados Unidos, ingerir de três a quatro xícaras por dia favorece a longevidade. O ganho na expectativa de vida entre os bebedores de café chega a 10% para homens e 13% para mulheres.

Café provoca dor de cabeça

Pelo contrário. Em muitos casos, o café ajuda a aliviar a dor. Isso porque algumas cefaleias se caracterizam pela vasodilatação cerebral. Como a cafeína é uma substância vasoconstritora, ou seja, deixa os vasos mais estreitos, ela contribuiu para o alívio do desconforto. Muitos remédios indicados para dor de cabeça, inclusive, contém cafeína em sua composição.

Café causa celulite

Mentira! Graças à presença da cafeína, rica em substâncias que quebram a gordura, o café, na verdade, auxilia no combate à celulite. De uma a duas xícaras por dia já teria efeitos benéficos em nosso organismo, segundo pesquisas. Muitos cosméticos, atualmente, contêm cafeína. No entanto, a substância é eficaz nos casos de celulite de primeiro e segundo graus. Vale ressaltar que o uso de pó de café na pele não tem eficácia.

A cafeína é a substância predominante nos grãos de café.

Apesar do nome da bebida estar relacionado ao seu ativo mais famoso, não é verdade. Os ácidos clorogênicos, de ação antioxidante, são encontrados em maior quantidade. Os grãos contêm, ainda, vitamina B3 e minerais, como potássio, manganês e ferro.

Pó escuro tem mais qualidade

Falso. Pó muito escuro indica que o café foi submetido a altas temperaturas por um longo tempo, o que destrói seus compostos benéficos. A cor deve ser marrom-clara, parecida com a de chocolate ao leite.

OLÁ, SOU SABINA DONADELLI

Acredito que alimentação é ciência, consciência e amor. Estes princípios fundamentam meu trabalho e crença na nutrição. Com uma base sólida e um desejo constante de aprendizado, estou comprometida em ajudá-lo a construir uma vida plena e feliz, sustentada por escolhas conscientes, através de uma  jornada de bem-estar, onde a nutrição é um abraço acolhedor para sua longevidade saudável.

LEIA TAMBÉM

×