Com azeite é bem melhor!

Sabe qual é a diferença entre comum, virgem e extravirgem? Descubra aqui

Pode parecer óbvio, mas não custa lembrar. Azeite de oliva é o óleo produzido a partir de azeitonas, frutos da oliveira. Seu uso na culinária é milenar. Entre os muitos benefícios que traz para nossa saúde, destacam-se a ação antioxidante, a prevenção de doenças do cérebro e do coração e a redução dos níveis de colesterol ruim, o LDL. O azeite também estimula o fígado a produzir o HDL, o colesterol bom.

Mas, para que o azeite mantenha as características que garantem todas as sua virtudes, é imprescindível que ele seja de boa qualidade e, principalmente, não tenha a adição de outros tipos de óleos. Nas prateleiras dos supermercados e empórios, é comum encontrarmos três tipos de azeite: comum, virgem e extravirgem. Confira as diferenças entre eles:

Azeite comum

A acidez varia de 1,5% a 3%. Durante sua produção, passa por processos químicos que diminuem o gosto, o aroma e os benefícios à saúde. Para ser comercializado, geralmente é misturado aos azeites virgem ou extravirgem.

Azeite virgem

Sua acidez varia de 0,8% a 1,5%. Em sua produção são usados processos físicos e mecânicos. Isso garante mais aroma, sabor, vitaminas e nutrientes. É mais saudável que o azeite comum.

Azeite extravirgem

Sua acidez varia de 0,1% a 0,8% e a extração é feita a frio. Sem passar por nenhum refinamento químico, destaca-se por seu sabor, aroma e nutrientes. É o mais saudável dos azeites. O ideal é consumi-lo cru. Quando aquecido, o extravirgem perde aroma e sabor, além de suas qualidades nutritivas.

Como escolher um bom azeite

Na hora de comprar o produto, procure fazer a escolha sem pressa e siga as dicas a seguir:

  • Um critério de qualidade é o grau de acidez. Quanto mais baixo, melhor para a saúde. Esse grau de acidez nada tem a ver com gosto ácido. Está relacionado à quantidade de ácidos graxos livres presentes nos azeites. Sem complicar demais, a acidez tende a ser menor quando a coleta e o processamento das azeitonas são cuidadosos e bem feitos.
  • Verifique sempre a procedência do produto. Dê preferência aos embalados no próprio país de origem. Quando é produzido em um país e engarrafado em outro, o azeite pode sofrer oxidação, perdendo a sua qualidade nutricional.
  • Como a luz prejudica a qualidade do azeite, escolha aquele que estiver mais no fundo da prateleira, ou seja, menos exposto à claridade.
  • Prefira azeites em embalagens de vidro. Além disso, leve em conta que o vidro de coloração escura protege o azeite da oxidação.
  • Observe a data de fabricação e de validade. As propriedades do azeite e a intensidade de sabor e aroma são melhores quando o azeite é novo.
  • Na Espanha, Itália e em Portugal, os fabricantes fazem uma seleção das azeitonas, se preocupam com o intervalo entre a colheita e a prensagem e medem o nível de acidez do óleo. Esses cuidados influenciam positivamente na qualidade do produto.

Como conservar

Feche bem o vidro e guarde-o em um lugar fresco, protegido da luz e distante do sol e do calor, ou seja, mantenha-o distante do forno e do micro-ondas. Não esqueça de verificar no rótulo em quanto tempo ele deve ser consumido depois de aberto.

OLÁ, SOU SABINA DONADELLI

Acredito que alimentação é ciência, consciência e amor. Estes princípios fundamentam meu trabalho e crença na nutrição. Com uma base sólida e um desejo constante de aprendizado, estou comprometida em ajudá-lo a construir uma vida plena e feliz, sustentada por escolhas conscientes, através de uma  jornada de bem-estar, onde a nutrição é um abraço acolhedor para sua longevidade saudável.

LEIA TAMBÉM

×