COMPULSÃO POR DOCE: VOCÊ É DEPENDENTE QUÍMICO?

Porque as pessoas têm compulsão por doce?

VOCÊ PODE NÃO ACREDITAR, mas se você tem compulsão por doce, VOCÊ É, GROSSEIRAMENTE FALANDO, UM DEPENDENTE QUÍMICO. O açúcar estimula a “super-produção” de serotonina, neurotransmissor que provoca sensação de prazer e bem-estar, quase tão viciante quanto drogas ilícitas.

Como isso acontece? De maneira simplificada, provocando picos de insulina.

Existe remédio para parar de comer doce? Bem, suplementos à base de triptofano e cromo são indicados em estudos científicos como sendo tratamento para o vício do doce ou compulsão por chocolate.

Mas eu garanto: se seu intestino não estiver minimamente saudável esses suplementos não vão funcionar para resolver a sua compulsão por doce.

Antes de lançar mão deles, convém fazer uma terapia com probióticos.

Isto posto, o que você acha que consegue fazer por si e pela sua saúde?

1 – Matar a fome?

Ao contrário do que se acredita, sair da mesa com fome vai fazer com você busque açúcar dali a pouco. Simplesmente porque você está, de fato, com fome. Fazer refeições com calma, mastigando bem, livre de TV, tablete e celular é uma maneira de reduzir a compulsão por doce.

2 – Incluir gorduras boas na sua alimentação?

(ovos, gordura natural das carnes, abacate, azeite de oliva e de coco, entre outros)

A preconização do “light” e a ideia equivocada de que gorduras das carnes e ovos aumentam colesterol e engordam levaram as pessoas a deixar de lado também as gorduras boas que são fundamentais na síntese de hormônios e por tanto participam da regulação da fome/saciedade.

3 – Eliminar, de uma vez por todas, produtos adoçados com edulcorantes?

Pode crer! Mesmo os adoçantes tidos como naturais (sucralose, taumatina, xilitol, stévia) ativam o cérebro e preparam nosso corpo para receber uma quantidade de comida que não virá. O resultado é uma enorme vontade de doce (ou açúcar) logo em seguida, que pode virar uma verdadeira compulsão por doce. Típico da pessoa que está sempre com uma balinha ou goma de mascar diet na boca. Esse vício engorda.

4 – Inserir comida de verdade na sua dieta?

Frutas, legumes e verduras variados, em preparações simples, garantem o aporte necessário de vitaminas, sais minerais e compostos bioativos que regulam os hormônios de forma a controlar melhor os mecanismos da fome e saciedade.

5 – Tomar uma xícara de chá amargo ao invés de atacar a sobremesa?

Um chá verde ou infusão de carqueja pode reduzir muito o apetite por doce. O sabor amargo estimula o pâncreas e diminui a resistência à insulina.

6 – Comer mais proteínas?

Fale com a nutri para verificar se sua dieta contem a quantidade necessária de proteínas. Está mais do que provado que o consumo adequado de proteína diminui a compulsão por carboidratos (doces e salgados). E aqui não cabe mais nenhuma dica. Cada pessoa tem uma necessidade de proteína que está relacionada ao seu histórico de saúde e atividades. E isto só a nutri mesmo é quem pode avaliar. Nem médico tá?!

Para além disso:

7 – A prática habitual de atividade física é uma grande aliada para reduzir a vontade exagerada de doces porque também diminui a resistência à insulina. Aliás, o exercício aeróbico diminui o desejo de carboidrato salgado uma vez que melhora os níveis de dopamina (neurotransmissor “faltante” em pessoas super estressadas).

8 – Privação de sono, noites mal dormidas e estresse também aumentam o apetite por açúcar (doce e salgado) porque atrapalham a síntese de hormônios.

9 – Organize-se. Se chegar em casa com fome você vai atacar o que for mais fácil.

10 – A vontade de comer doce o tempo todo pode estar relacionada a Síndrome Fúngica. Sua manifestação mais comum é a candidíase de repetição. Você até pode tomar Fluconazol numa crise… mas terá de cuidar da alimentação se não quiser tomar Fluconazol para sempre. Os fungos se alimentam de “doces” e, se continuar a comê-los, o fungo vai voltar.

11 – Busque ajuda. Açúcar não é solução para tristeza, depressão, carência, etc. Na melhor das hipóteses você só vai engordar. Mas poderá ficar muito doente e aí vai ser o pior de todos os mundos mesmo.

12 – A carência de alguns nutrientes também pode estar associada à compulsão. Para entender e resolver isto também é necessário consultar a nutri.

13 – Evite comprar doces. Se não os tiver, você não os comerá.

O açúcar é um carboidrato refinado que possui efeito catastrófico sobre nossa saúde. Além daquele açúcar que se coloca no cafezinho, suco, bolo, etc salgadinhos, bolachinhas doces e salgadas, cereais integrais ou não, pães e macarrão também podem ter efeito altamente deletério para nossa saúde. Seu consumo, infelizmente, é crescente na população brasileira e o açúcar, em qualquer uma de suas formas (doce ou salgado), é o principal responsável pela obesidade.

O consumo habitual de açúcar também é responsável pelas doenças relacionadas à obesidade como diabetes, hipercolesterolemia, aterosclerose e hipertensão, entre outras. Ele agrava os quadros de doenças neurológicas como Parkinson, alzeheimer e esclerose além das doenças inflamatórias. Ele é o principal “alimento” que leva as pessoas à compulsão não só por doce mas a compulsão alimentar em geral.

Então… encara o desafio? Que atitude você pode tomar agora para começar a se livrar do açúcar para sempre?

OLÁ, SOU SABINA DONADELLI

Acredito que alimentação é ciência, consciência e amor. Estes princípios fundamentam meu trabalho e crença na nutrição. Com uma base sólida e um desejo constante de aprendizado, estou comprometida em ajudá-lo a construir uma vida plena e feliz, sustentada por escolhas conscientes, através de uma  jornada de bem-estar, onde a nutrição é um abraço acolhedor para sua longevidade saudável.

LEIA TAMBÉM

×