KEFIR NO SORVETE? ACREDITE SE PUDER…

batata-frita
BATATA FRITA ACOMPANHA?
30 de janeiro de 2017
compulsão por doce
COMPULSÃO POR DOCE: VOCÊ É DEPENDENTE QUÍMICO?
23 de março de 2017
sorvete de kefir

sorvete DE KEFIR

kefir! Você conhece? Pois é!  A história de fazer sorvete a partir de iogurte de kefir deu tão certo em uma sorveteria de São Paulo, que agora estão doando kefir aos clientes.

A colônia de kefir que chegou há quatro meses à cozinha da Gelato Boutique (e era consumido ali internamente em forma de iogurte ou coalhada pela manhã entre os funcionários). Hoje produz cerca de 12 litros de iogurte por dia e vira sorvete.

A sorveteira Márcia Garbin conta que sempre fez seu iogurte caseiro com um preparado industrial seco de lactobacilos, próprio para isso.

Com a chegada do kefir e o crescimento constante dessa cultura de leveduras e bactérias, cuja forma lembra uma couve-flor, ela abandonou o saquinho e há três semanas o iogurte é 100% kefir.

“Quando chegou aqui, o kefir era do tamanho de uma colher de sopa, dava só 200 ml de iogurte. Mas ele foi crescendo, crescendo, cresce todo dia… pode escrever aí que a gente está doando pedaços para os clientes que quiserem”, diz Márcia.

A colônia, que pode ser alimentada com água ou leite, rende coalhada fresca ou seca, iogurte e até queijo fresco tipo chancliche.

Além de não envolver químicos nem conservantes, o kefir também rende sabores muito distintos. “É como o levain do pão, são muito complexos”, diz Márcia.

Com o iogurte transformado em sorvete, ela depois mistura o sabor de fruta do dia, que pode ser calda de frutas vermelhas ou manga batida com o iogurte, por exemplo (a partir de R$ 11).

SERVIÇO

Gelato Boutique

R. Pamplona, 1.023, Jardim Paulista

Tel.: 3541-1532

Shopping Cidade São Paulo. Av. Paulista, 1.230, Bela Vista

Tel.: 3595-2560

FONTE: Caderno Paladar – Estadão – 23/02/2017 – Foto: Caio Ferrari|Divulgação

Sabina Donadelli
Sabina Donadelli
Nutricionista com formação em Dietoterapia da Medicina Tradicional Chinesa, especializada em pacientes oncológicos e coordenadora de grupos de saúde e qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *