CÂNCER E ALIMENTAÇÃO: A VERDADE QUE NÃO CONTARAM A VOCÊ

Você sabe que mais da metade dos diferentes tipos de câncer hoje têm cura.

E você sabia que 90% das pessoas que morrem por conta do câncer, na verdade morrem também de fome?

Infelizmente, durante o tratamento de câncer, é comum surgirem efeitos colaterais que podem causar alteração dos hábitos alimentares, desencadeando perda severa de peso e desnutrição:

1 – Falta ou supressão total do apetite;

2 – Mudanças no paladar e até no olfato, já que a quimioterapia altera as células que identificam o sabor;

3 – Náuseas, vômitos e os constantes enjoos que geralmente são decorrentes da quimioterapia;

4 – Feridas no trato gastrointestinal, da boca até o reto, provocando aftas em todo o tubo digestivo, tornando a alimentação um terrível suplício;

5 – Intolerância temporária à lactose, ocasionando diarreia e flatulência.

O que fazer?

Consultar uma nutricionista é a medida mais acertada.

Mas aqui vão algumas dicas:

1 – Durante o período de tratamento são indicados caldos, sopas ricas em legumes e sucos naturais, especialmente os sucos “verdes” (suco de couve, hortelã e outras folhas), além da ingestão constante de água.

2 – Os temperos naturais são excelentes fontes de compostos bioativos e antioxidantes, altamente indicados como coadjuvantes no tratamento do câncer. Eles tornam os alimentos muito mais saborosos, perfumados e bonitos, e constituem uma estratégia indispensável na melhora do paladar e apetite dos pacientes em tratamento.

2 – Todos os alimentos de origem animal, exceto ovos, devem ser evitados, já que as proteínas são acidificantes e, neste caso, o interessante é tornar o organismo o mais alcalino possível.

3 – No lugar do pão e produtos alimentícios oriundos de grãos, convém consumir tubérculos (mandioca, cará, inhame, batata-doce) e raízes (cenoura, beterraba, bardana).

4- Leite e seus derivados devem ser substituídos pelos leites de castanhas, de origem vegetal.

5 – O consumo de probióticos, especialmente os naturais, é geralmente indicado. Mas a aplicação deve ser avaliada individualmente pela nutricionista. Estes alimentos geralmente melhoram muito tanto a constipação como a diarreia, que também são comuns durante o período de tratamento.

Quer saber mais? https://sabinadonadelli.youcanbook.me/

OLÁ, SOU SABINA DONADELLI

Acredito que alimentação é ciência, consciência e amor. Estes princípios fundamentam meu trabalho e crença na nutrição. Com uma base sólida e um desejo constante de aprendizado, estou comprometida em ajudá-lo a construir uma vida plena e feliz, sustentada por escolhas conscientes, através de uma  jornada de bem-estar, onde a nutrição é um abraço acolhedor para sua longevidade saudável.

LEIA TAMBÉM

×