PERDER PESO. ACREDITE: MILAGRE NÃO EXISTE!

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perder peso

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A aproximação do verão traz a urgência de perder peso…

Relaciono abaixo o que mais me perguntam… Mas acredite: milagre não existe.

1-  O que se pode fazer para perder peso rapidamente e reduzir as medidas do corpo sem sacrificar a saúde?

Primeiro é preciso ter em mente que uma perda saudável gira em torno de 4 a 5 quilos por mês.

Para algumas pessoas uma educação alimentar, a maior ingestão de água, a redução de açúcares, já são medidas suficientes para se eliminar muito peso. Para outras é preciso um plano alimentar mais direcionado e personalizado. Aqui o que pesa são fatores como idade, sexo, número de quilos acima do peso ideal, estado geral de saúde.

Então a primeira coisa a ser feita é um diagnóstico realista. Depois é preciso adotar estratégias eficazes e por fim, disciplina.

A saber, pessoas mais jovens perdem peso mais facilmente, assim como homens têm maior facilidade de perder peso que as mulheres. Também as pessoas que estão muitos quilos acima do peso ideal, tendem a perder peso com mais facilidade, já que o corpo “busca” o peso ideal.

2- Há alimentos que comprometem a manutenção do peso? Quais são?

Sem dúvida alimentos industrializados são os que mais comprometem a manutenção do peso.

3- O que é permitido e proibido para a manutenção do peso e redução das medidas?

Tudo que é natural (comida de verdade) ajuda na perda e manutenção do peso. Alimentos industrializados e álcool ajudam a ganhar peso.

4- Além de dieta e exercícios físicos, que outras providências pode-se tomar para entrar em forma rapidamente sem sacrificar a saúde?

Na minha opinião é preciso se cercar de boas informações. O ideal é mesmo consultar um nutricionista. E depois ter disciplina. O “mapeamento do terreno” é também muito importante… Se sua família e amigos, as pessoas com as quais você convive “jogam na zaga” fica indiscutivelmente mais difícil.  E aí a tomada de consciência, fazer escolhas, passa a ser determinante. Se sua família inteira come miojo, toma refri e come na frente da TV, talvez seja necessário um papo com todos, um pedido de ajuda real. Ninguém é obrigado a fazer dieta junto com você… mas se os mais próximos estiverem alinhados o percurso é mais leve, mais prazeroso e a chance de sucesso, muito maior.

O homem é naturalmente gregário. Comer é também uma ferramenta de socialização. Por isso o grupo pode ser determinante no processo.

5- Há alguma novidade na área de nutrição para perder peso mantendo a saúde?

Sim, muitas. Todos os dias são publicados trabalhos científicos sobre ativos e fitoterápicos que ajudam no emagrecimento saudável. Junto com a oncologia este é o assunto mais estudado atualmente.

6- Pode elaborar um cardápio funcional para perder peso e reduzir medidas no verão?

Não. Porque a prescrição dietética deve ser personalizada.

Mas eu arriscaria dar algumas orientações:

– Priorizar comida de verdade. Quase tudo que está na feira livre é comida de verdade. O que está sem rótulo no supermercado é comida de verdade.

– Priorizar as preparações caseiras.

– Fazer refeições em locais tranquilos, livre de TV, celular ou computador.

– Caminhar, na medida do possível… Almoçar e sentar imediatamente para trabalhar é altamente engordativo. Os 30/40 minutos seguintes à refeição é o período que o corpo mais armazena energia na forma de gordura. Estar “ativo” 30 a 40 minutos após a refeição é uma estratégia de controle e redução de peso.  Muitas vezes, responder mensagens de pé já ajuda o corpo a não acumular tanta gordura.

– Beber ÁGUA ao longo do dia.

Sabina Donadelli
Sabina Donadelli
Nutricionista com formação em Dietoterapia da Medicina Tradicional Chinesa, especializada em pacientes oncológicos e coordenadora de grupos de saúde e qualidade de vida.

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