Vinho tinto ou suco de uva?

Há quem defenda o vinho. Há quem defenda o suco de uva. O que dá para afirmar é que os dois fazem bem porque contêm polifenóis, componentes encontrados na casca e na semente da uva, que oferecem ação antibiótica e antioxidante, previnem a formação de placas de gordura nas artérias, reduzem o colesterol ruim e ainda aumentam o bom colesterol em nosso organismo.

A favor do suco está o fato de a bebida não ser alcoólica, podendo ser consumida por crianças e por pessoas que não podem ingerir álcool – como os portadores de doenças do fígado, gastrite e úlcera e indivíduos com problemas psiquiátricos ou com taxas altas de triglicérides.

Já os defensores do vinho dizem que o organismo, na presença do álcool, absorve mais os tais polifenóis.

Como não há consenso, vamos às doses indicadas das duas bebidas e você escolhe a de sua preferência. No caso do vinho, uma taça por dia (120 ml) já é suficiente para favorecer o sistema cardiovascular. Se preferir suco, um copo (200 ml) é a medida.

No caso do suco de uva, opte pelo integral. É comum encontrarmos caixinhas com néctar de fruta nas prateleiras. Essas bebidas contêm açúcar e água e são pobres em polifenóis.

Vale lembrar também que o consumo exagerado de álcool é prejudicial para a saúde. E o consumo de vinho ou suco de uva só são benéficos se associados a um estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada e exercícios físicos.

OLÁ, SOU SABINA DONADELLI

Acredito que alimentação é ciência, consciência e amor. Estes princípios fundamentam meu trabalho e crença na nutrição. Com uma base sólida e um desejo constante de aprendizado, estou comprometida em ajudá-lo a construir uma vida plena e feliz, sustentada por escolhas conscientes, através de uma  jornada de bem-estar, onde a nutrição é um abraço acolhedor para sua longevidade saudável.

LEIA TAMBÉM

×